05/03/2008

Cabo Verde: Governo lança campanha para recuperar navio “Ernestina”


Ernestina em Cabo Verde ca. 1965 antes de seu retorno aos EUA Foto cedida Schooner Ernestina Comissão.
Praia, 05 Mar (Inforpress) - O Governo vai lançar brevemente uma campanha nacional e na diáspora para a recuperação do navio Ernestina, o barco que transportou, via marítima, os últimos emigrantes entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América.

O ministro da Cultura, Manuel Veiga anunciou que na Comissão para as comemorações dos 550 anos do achamento de Cabo Verde haverá um grupo que fará essa campanha de recolha de fundos, em Cabo Verde e na diáspora.


Neste momento está já em fase de mobilização do montante necessário para a recuperação do navio deverá custar cerca de 2,5 milhões de dólares.

Conforme Manuel Veiga, o Governo pretende arrecadar o dinheiro para que o navio faça, juntamente com a réplica do navio negreiro espanhol Amistad, que neste momento se encontra na Praia, uma viagem histórica a Cabo Verde em 2010, por ocasião das comemorações do 35º Aniversário da Independência Nacional e dos 550 anos do nascimento da Nação.

"Trazer Ernestina para Cabo Verde deve ser uma espécie de desígnio nacional, porque foi um dos últimos barcos a levar cabo-verdianos para os Estados Unidos, no meio de muitas dificuldades, e é um símbolo da nação. Portanto trazer Ernestina para Cabo Verde será uma espécie de viagem de saudade entre os dois países", explicou o ministro.

Manuel Veiga adiantou ainda que o primeiro-ministro José Maria Neves aproveitou a recente visita ao país do senador norte-americano Patrick Kennedy para pedir apoio visando cumprir essa missão.

"É uma missão que nos interessa a todos, é um sonho que pretendemos realizar em 2010", precisou.

O navio Ernestina foi construído em 1893 e simboliza a ligação entre os Estados Unidos e Cabo Verde, estando agora a apodrecer em New Bedford , Estados Unidos, por falta dinheiro para reparações.

Entre viagens aos Estados Unidos e comércio entre as ilhas, a embarcação continuou a navegar até 1974, quando foi preterido por navios mais rápidos. Perante o interesse das autoridades norte-americanas e dos imigrantes cabo-verdianos, o Governo de Cabo Verde comprou e ofereceu-o aos Estados Unidos

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...