O projecto, denominado Edifício Santiago, foi hoje apresentado na Cidade da Praia e é da responsabilidade da empresa COMAT - Companhia Atlântica.
Vasco Oliveira Santos, promotor da iniciativa, explicou à Lusa que as obras se vão iniciar em finais de Março do próximo ano, com prazo de conclusão para o terceiro trimestre de 2009, e que a área de construção é de 21 mil metros quadrados, junto à marginal da Cidade da Praia.
A construção, acrescentou, será toda em metal e vidro, com duas caves para estacionamento em betão armado.
"A ideia do projecto surgiu porque há em Cabo Verde um mercado potencial para escritórios. Além disso Cabo Verde é um país em crescimento, que oferece uma estabilidade política e cambial sem paralelo em toda a África", justificou o promotor.
Segundo Vasco Oliveira Santos, o investimento imobiliário no Arquipélago tem sido centrado na parte turística, havendo necessidade de um edifício para escritórios, adaptado à realidade local.
Em Cabo Verde falta areia para a construção, justificando-se assim a opção metal, uma novidade no país.
As estruturas metálicas chegarão ao país já semi-preparadas, referiu o responsável, acrescentando que a componente vidro será apenas a necessária para a iluminação interior, por Cabo Verde ser um país de muito calor e sol e por isso contraproducente a utilização do vidro em demasia.
Além disso, frisou, o complexo está projectado para poupar energia, quer através de painéis solares, quer através de ventilação natural.
Maria Luísa Neves, a engenheira responsável pela execução da obra, frisou também, na apresentação do projecto, que o mesmo se integra numa área que está a ser requalificada e que será no futuro especialmente dirigida para as áreas de comércio, serviços e lazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário