07/06/2007

A desintegração dos lares cabo-verdianos, a violência doméstica e o papel das mães na transformaçao social

" Nos últimos tempos, a sociedade cabo-verdiana tem sido atormentada por um câncer do qual poucas famílias conseguem escapar. Refiro a desintegração dos lares. Há uma premente necessidade de iniciar-se um tratamento correctivo". in Cabo Verde OnLine
Não podia deixar passar a oportunidade de trazer este tema tão actual e que directa ou indirectamente nos afecta a todos. O título não é de minha autoria mas no final deste post irei dar os devidos créditos ao autor.Irei tambem citar algumas partes do texto original O que está acontecendo a nossa sociedade? O porque de tanta violência, maus tratos, drogas, divórcios etc? O porque de haver uma grande percentagem de famílias monoparentais? Tudo isto nos leva a crer realmente que a nossa sociedade está doente.
"
Reconhecemos que há muitos maridos e pais que maltratam a esposa e os filhos, e estes precisam ser protegidos desses homens. Mas recentes estudos publicados no país reafirmam que a presença do pai em casa, e particularmente de um pai carinhoso é essencial para a vida de uma criança, seja ela menino ou menina. Nos últimos anos, durante os quais os lares e as famílias vêm lutando para permanecerem intactos, muito dos distúrbios de comportamento originam-se em lares em que o pai abandonou os filhos. No país, a pobreza infantil, o crime, os abusos sexuais, as drogas e decadência da família podem ser atribuídos a condições em que o pai não proporciona orientação paterna."

*Eu cá tenho a minha opinião, e vou aqui expô-la sem problema algum.
Um dos grandes males da nossa sociedade e que arrasta consigo outros males sociais como as que eu acabei de referir é sem dúvida alguma o ÁLCOOL...
Bom mas claro isto não é novidade nenhuma. Toda gente sabe que todo o bom cabo-verdiano bébe o seu "grogue" e umas tantas cervejas "pá mata ced". Mas ali é que esta o mal. Quando chega em casa completamente encharcado, ai da mulher, se atreve fazer um comentário. É "porrada" na certa, e mais triste ainda, a frente dos proprios filhos.
O agregado familiar nestes casos vai-se desmoronando aos poucos, com a decadência daquele que deveria ser o chefe de família. Os filhos já não respeitam os pais, pois não vê neles um exemplo a seguir.A nossa sociedade carece de alternativas de convívio e lazer. Actividades onde possa participar a família toda em ambientes saudáveis.
E você qual a sua opinião??

Opiniao: Man-dinga*
Fonte:caboverdeonline


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...