16/09/2011

Campanha Pela Vida Pela Xia: "Espero encontrar dador compatível para salvar a minha vida" - Maria Auxiliadora (Xia)


"A Xia, é uma doente com uma doença hematológica grave à espera de transplante de células de medula óssea desde 2004. O seu tempo escasseia. Encontra-se numa fase da doença em que já esgotou as formas terapêuticas alternativas. Consequentemente, impõe-se a procura de novos dadores na esperança que um deles seja compatível."
Um parágrafo pode tentar sintetizar a angústia de quem luta pela sobrevivência. Até ao ano 2000, a vida decorria normalmente para Maria Auxiliadora, mais conhecida por Xia. Depois do trabalho, quando chegava a casa, tinha à sua espera as suas duas filhas. Na falta de melhor, os filhos são o pilar da felicidade, disse alguém um dia. Tinha arranjado trabalho recentemente e só quem vive na cidade de Mindelo sabe como isso é importante. A taxa de desemprego é das mais elevadas de Cabo Verde.
Mas, certo dia sentiu-se mal. No hospital a médica disse-lhe que ela tinha um problema de saúde grave. Muito provavelmente teria que ser evacuada para fora do país. Pouco tempo depois, Xia foi recebida por uma equipa de médicos e pela irmã Helena, mais velha, a residir em Portugal desde 1974.

Helena Pires é meia-irmã de Xia. Mas em Cabo Verde não existem meios-irmãos. O que pode ser uma excepção noutras latitudes, a história social das ilhas fez com que fosse algo absolutamente normal. Irmãos de pai e irmãos de mãe. Em Cabo Verde ninguém alguma vez pensou em ver um irmão apenas pela metade. Mas a medicina é cega.
As probabilidades de sucesso num transplante de células de medula óssea seriam maiores se a Xia tivesse, como ela própria diz, "irmãos-irmãos", ou seja, de pai e mãe.
Desde 2004 que a Xia se encontra numa lista de espera de um dador compatível. E o facto da lista de espera não se restringir apenas a Portugal, mas sim a uma rede internacional que procura doadores compatíveis, dá para ter uma ideia da complexidade do problema e do grau de dificuldade em conseguir este tipo de transplantes.
O tempo escassea para pessoas como a Xia. O acordar todos os dias à espera de um telefonema, de uma boa notícia, o habituar-se a viver com a angústia, ver os anos a passarem. Manter todos os dias viva a esperança. Até decidir-se em deitar mãos à obra e fazer uma campanha de sensibilização, a vontade de fazer avançar as coisas.
Mas sem associações ou outra organização qualquer especializada em campanhas, cabe à própria deitar mãos à obra e fazer o seu próprio caminho. E juntamente com a irmã Helena, Xia descobriu que era possível avançar no terreno: reuniu apoio de associações cabo-verdianas e não só, instituições como a CEDACE, equipas médicas que a acompanham e outras ligadas à saúde, como a Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
E para a divulgação desta campanha, irá realizar-se uma conferência na Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde, em Carnide, que contará com a presença de especialistas em transplante de células de medula óssea. Entre outros aspectos serão discutidas questões como onde os futuros dadores se poderão dirigir para fazer testes.
De acordo com Helena Pires, a promotora da campanha, "serão discutidas questões como o que é ser dador, como se efectua o transplante de células de medula óssea para tratamento de doenças, de forma a familiarizar as populações para questões simples com as quais ainda não estão, e ajudá-las a preceber a importãncia de ser dador."
O objectivo é encontrar um dador para a Xia, contribuir para a divulgação e a inscrição de novos dadores no Banco Nacional de Medula Óssea (CEDACE) e na Base Mundial (BMDW- Bone Marrow Donors Worlwide).
A conferência realiza-se, dia 16 de Setembro, pelas 18h30, com a presença de especialistas e de vários parceiros.
Para qualquer contacto com os promotores:
Helena Pires - 914729324
Facebook - Doacção de Células de Medula pela Vida, pela Xia.

Fonte: www.sapo.cv

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...