17/07/2007

Roteiro Turístico - Santo Antão

A principal atracção desta ilha, a mais verde de Cabo Verde, são as caminhadas a pé ou em carroça na zona das Ribeiras, percorrendo os vales acidentados da parte oriental da ilha, perto de Ribeira Grande, ou na estrada que liga Porto Novo a Ribeira Grande.

O grogue (aguardente nacional à base de cana-de-açúcar) de Santo Antão, fabricado ainda hoje artesanalmente – sobretudo no Paúl - é o mais afamado de todo o arquipélago. Estão ainda em funcionamento alguns trapiches, engenhos tradicionais de moagem da cana-de-açúcar.

Com uma superfície de 779 Km2, Santo Antão é a segunda maior ilha do arquipélago de Cabo Verde, logo a seguir a Santiago. Está situada no extremo ocidental do grupo de ilhas que formam o Barlavento cabo-verdiano e dista apenas uma hora de viagem de barco de São Vicente. Com 43 km de comprimento por 24 km de largura, Santo Antão é rasgada por uma cordilheira montanhosa orientada de nordeste para sudoeste, culminando num pico vulcânico chamado Topo da Coroa, com 1.979 metros de altitude, a segunda montanha mais alta do arquipélago, precedida apenas pelo Fogo.

A ilha apresenta contrastes paisagísticos muito marcantes oferecendo, a norte, belíssimas paisagens verdejantes de pinheiros e cedros, em contraste com a desértica aridez do sul da ilha. A beleza imponente dos vales, descendo as ravinas montanhosas em direcção ao mar – pontuados aqui e além por pequenas povoações alcantiladas nos desfiladeiros –, proporcionam panorâmicas de grande impacto e beleza. A parte ocidental da ilha oferece um espectáculo apocalíptico de penhascos abruptos.

Fonte:Guia Turístico de Cabo Verde

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...