12/07/2007

Fez-se Progresso no Transporte Maritimo em Cabo Verde

Finalmente os Catamarans!!

Cabo Verde esperou, pediu, rogou, suplicou e finalmente eis que temos os transportes marítimos rápidos de Cabo Verde, para satisfazer as ligações entre as ilhas, um transporte moderno e tecnologicamente avançado. Já não era sem tempo.

Fico satisfeito de saber que finalmente alguém, neste caso uma iniciativa privada, deu o primeiro passo para a melhoria dos transportes inter-ilhas de passageiros. Tal irá aumentar a mobilidade entre as ilhas, a um custo bem mais em conta que as tarifas absurdas praticadas pelos TACV-sigla "Transportes Atrasados De Cabo Verde".

Muito se especulou a cerca da segurança dos Catamarans, se eram ou não o meio mais apropriado para as nossas águas. Meus amigos, eu vos digo, é do melhor que há neste momento, o mais rápido e o mais seguro. Os Catamarans por terem uma estrutura em forma de dois cascos, permitem uma maior estabilidade, neste caso menos balanço, e mais rapidez pois a superfície em contacto com a agua é menor, resultando em menos atrito e uma melhor navegação .

Quem ainda se lembra do Ferry-Boat Porto Novo? Esse sim era o exemplo de uma embarcação não recomendado para as nossas águas. Só de lembrar fico com náuseas. Aquilo era direita esquerda, esquerda direita,para cima e para baixo. Não havia estômago que aguentasse. Era uma viajem de sofrimento até para um bom marinheiro. Claro está, não era navio para as nossas águas.Mas alguém achou que sim. Mesma assim cumpriu a sua função e "deu muito de comer" aos peixes, no mar de canal ou seja vendeu-se muito e barato.

Agora os tempos sao outros, e passo a citar “as águas começam a separar-se no transporte no canal. Durante anos, as pessoas viajaram misturadas com cargas, com cabras, galinhas e até vacas. E agora começamos a ter transportes só para passageiros. É um grande ganho e esse é o mercado que os catmarans vão, tarde ou cedo ,conquistar“.

Veja aqui alguma historia dos Navios de Cabo Verde e do Mundo

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...